Mickeyro, quando você vai reservar algum restaurante da Disney, ou mesmo apenas pesquisar as opções disponíveis, sejam as mais simples ou as mais sofisticadas, você se depara com alguns termos que definem o local bem como o tipo de refeição oferecida. Então, aqui vai alguns destes termos para você se situar e entender o que significam, note que um mesmo restaurante pode acumular mais de uma das características descritas abaixo. Vamos lá:
Um restaurante é Character Dining quando oferece junto com a refeição a interação com personagens, como por exemplo, o Cape May no Beach Club Resort, onde você encontra a Minnie, o Pateta e o Donald, o Chef Mickey’s no Contemporary Resort, onde o anfitrião é o próprio Mickey e também o Cinderella’s Royal Table no Magic Kingdom, onde você encontra as princesas mais queridas.
Já um restaurante é chamado de Signature Dining quando ele oferece um ambiente requintado e uma experiência gastronômica especial, exemplo disso é o California Grill no Contemporary Resort, o Citricos no Grand Floridian Resort, o Artist Point no Wilderness Lodge, dentre tantos outros bacanas.
Quando você escolher um restaurante e ver que ele é tipo Buffet, é igual aqui, os pratos ficam expostos num local e você se serve à vontade, porém pagando um preço fixo. Exemplo: Crystal Palace no Magic Kingdom, o Cape May no Beach Club Resort…
Um restaurante é Themed Dining quando ele tem um ambiente temático, com uma decoração ligada a algum tema, como exemplo, o Biergarten no Epcot, que reproduz uma vila alemã, o Boma no Animal Kingdom Lodge, que é todo decorado com motivos africanos, e os famosos T-Rex e Rainforest Cafe, dentre outros.
Restaurante que oferece serviço tipo Family Style, normalmente significa que a comida vem à mesa. Existe um cardápio fixo e vem tudo a sua mesa, podendo ser reposto qualquer item sempre que desejar. Exemplo: o Ohana no Polynesian Resort.
Um Counter Service é um restaurante tipo lanchonete, em que você pede sua comida no balcão e você mesmo leva até sua mesa (quando disponíveis). Exemplos: Pizzafari no Animal Kingdom, o Electric Umbrella no Epcot, Earl of Sandwich no Downtown Disney… etc.
Um Casual Dining é um restaurante ou lanchonete que oferece um pouquinho mais de conforto, pois apesar de ser um ambiente mais relaxado, tem serviço de garçom. Exemplo: a lanchonete Beaches and Cream no Beach Club Resort (leia nosso artigo a respeito do sorvetão que é servido lá!).
Quando um restaurante é Table Service, quer dizer que há serviço de garçom, já quando é Quick Service, não há essa mordomia, ou seja, você mesmo pede a comida no balcão. Exemplos de Table Service, temos todos os signature dining, como o já mencionado California Grill e o Citricos, e também o Narcoossee’s no Grand Floridian Resort e o Jiko no Animal Kingdom Lodge, dentre tantos outros. E de Quick Service, temos os mencionados Pizzafari, Electric Umbrella e ainda, o Casey’s Corner no Magic Kingdom.
Obs.Há casos especiais, como o Be Our Guest, que na hora do almoço é Quick Service (mas com ajuda de garçons), e no jantar é Table Service. Este restaurante tem todo um procedimento diferente. No almoço são servidos pratos menos elaborados que no jantar, e você escolhe logo que entra no restaurante, antes de ir para sua mesa. Quando lá chegar, o lanche escolhido será servido por garçons. Já no jantar, necessita de reserva, uma coisa que está cada vez mais difícil de conseguir.
Já uma Food Court é uma praça de alimentação, geralmente encontrada nos hotéis econômicos e moderados.
Tem-se ainda, o Dining Event, que é quando a refeição está ligada a algum show ou evento, como por exemplo, o Fantasmic e o Candlelight Processional. Você compra um pacote com direito a almoço ou jantar e mais um lugar garantido (não marcado) no respectivo anfiteatro.
Basicamente estes são os termos que você vai encontrar quando for reservar algum restaurante, ou apenas pesquisar onde vai comer nos parques. Gostou?
Atualizado em 8/8.